No ensino básico somos apresentados sobre os números, o sistema numérico romanos, por ser utilizado ate hoje, nos é apresentado com mais "profundidade". Tendo em mente que o mundo possui diversas sociedades, não deveríamos conhecer um pouco sobre outros sistemas numéricos?!.
Os sistema numéricos são parte da cultura de uma sociedade, cuja evolução de cada sistema acontece de acordo com a demanda de cada nação.
O sistema egípcio era composto por símbolos para representar os algarismos 1, 10, 100, 1000,
100000 e 1000000 sempre de uma forma aditiva, baseada em agrupamento.Com símbolos que representavam a economia, os faraós e arquitetura.
O sistema numérico chinês por sua vez é consiste em um sistema ideográfico, cuja escrita utiliza símbolos e desenhos, sendo considerado um tipo híbrido não posicional. A leitura, dos símbolos, era realizada na vertical, mas não possibilita a representação de números com maior ordem de grandeza. Os chinês foram um dos povos que consideraram a existência do zero, utilizado pela civilização chinesa a partir do século VIII.
Sistema numérico de varas
Sistema números floridos
O sistema babilônico é sexagesimal, e de acordo com publicação do site Mundo da Educação, a divisão das 24 horas, uma hora em 60 minutos e os minutos em 60 segundos, é uma herança dos babilônicos, cuja base foi utilizada no sistema numérico. Ao utilizar 60 diferentes algarismos de 0 a 59, utilizava a base decimal para a associação numérica dos símbolos.
Fazer parte de um ambiente de aprendizagem é muito mais interessante quando podemos pensar além do tema da aula mas conhecer o que levou a evolução até ser considerado importante culturalmente.
Fazer parte de um ambiente de aprendizagem é muito mais interessante quando podemos pensar além do tema da aula mas conhecer o que levou a evolução até ser considerado tema
Fazer parte de um ambiente de aprendizagem é muito mais interessante quando podemos pensar além do tema da aula mas conhecer o que levou a evolução até ser considerado importante culturalmente.
Fazer parte de um ambiente de aprendizagem é muito mais interessante quando podemos pensar além do tema da aula mas conhecer o que levou a evolução até ser considerado tema
Links de Referencias:
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/matematica/sistema-numeracao-egipcios.htm
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/matematica/numeracao-chinesa.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário