domingo, 24 de setembro de 2017

Contribuições que Paulo Freire traz/trouxe ao modelo da UFSB
Paulo Freire, nasceu em Recife, e faz parte dos grandes educadores brasileiros, desenvolveu técnicas para alfabetização de adultos, que revolucionaram a educação brasileira. Um grande humanista acreditava que a educação não deveria ser negada a ninguém, visando o ensino aproximado a realidade em que a escola situava e as condições dos estudantes. Paulo Freire criticava o modelo de escola “bancaria”, de ensino hermético, com hierarquias definidas e pouco dialógico.
A visibilidade ao oprimido, foi a grande revolução trazida por Paulo Freire, concebendo o ser humano como um ser curioso e inacabado, que precisa viver em comunidade, conectado ao mundo e em constante transformação. Os princípios da teoria, de Paulo Freire, trazida para o ensino universitário da UFSB bastante notórios no dia-a-dia dos estudos são os da leitura do mundo, a tematização e a problematização, utilizando a interdisciplinaridade nos componentes curriculares, aproveitando as dimensões da cultura voltadas a educabilidade. A importância dada as políticas de cotas, os constantes chamamentos à discussão com a comunidade estudantil, sobre diversos assuntos como saúde, meio ambiente e os componentes curriculares.

Além, de trazer na casta de criação os pilares de Paulo de aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. O Paulo Freire acreditava que a aprendizagem deve acontecer em via dupla na sala de aula, com o professor que aprende com os estudantes e vice-versa, sem amarras, críticos e mais humano.


Referencias:

http://www.seduc.mt.gov.br/Paginas/Contribui%C3%A7%C3%B5es-de-Paulo-Freire-para-a-Educa%C3%A7%C3%A3o.aspx#

Nenhum comentário:

Postar um comentário