Contribuições
que Paulo Freire traz/trouxe ao modelo da UFSB
Paulo Freire, nasceu em Recife, e faz parte dos grandes
educadores brasileiros, desenvolveu técnicas para alfabetização de adultos, que
revolucionaram a educação brasileira. Um grande humanista acreditava que a
educação não deveria ser negada a ninguém, visando o ensino aproximado a
realidade em que a escola situava e as condições dos estudantes. Paulo Freire
criticava o modelo de escola “bancaria”, de ensino hermético, com hierarquias
definidas e pouco dialógico.
A visibilidade ao oprimido, foi a grande revolução trazida
por Paulo Freire, concebendo o ser humano como um ser curioso e inacabado, que
precisa viver em comunidade, conectado ao mundo e em constante transformação. Os
princípios da teoria, de Paulo Freire, trazida para o ensino universitário da
UFSB bastante notórios no dia-a-dia dos estudos são os da leitura do mundo, a
tematização e a problematização, utilizando a interdisciplinaridade nos
componentes curriculares, aproveitando as dimensões da cultura voltadas a
educabilidade. A importância dada as políticas de cotas, os constantes
chamamentos à discussão com a comunidade estudantil, sobre diversos assuntos
como saúde, meio ambiente e os componentes curriculares.
Além, de trazer na casta de criação os pilares de Paulo de aprender
a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. O Paulo
Freire acreditava que a aprendizagem deve acontecer em via dupla na sala de
aula, com o professor que aprende com os estudantes e vice-versa, sem amarras,
críticos e mais humano.
Referencias:
http://www.seduc.mt.gov.br/Paginas/Contribui%C3%A7%C3%B5es-de-Paulo-Freire-para-a-Educa%C3%A7%C3%A3o.aspx#
Nenhum comentário:
Postar um comentário