A noção de raciocínio computacional, não costuma ser comum nas grades curriculares de faculdades, a ser que seja um curso voltado à tecnologia. Aprender um pouco sobre o desenvolvimento de algoritmos, noções de especificação de algoritmos e ate mesmo construção de programas através de princípios de programação.
Para o uso de raciocínio computacional na solução de problemas interdisciplinares, o programa
Scratch foi apresentado para que os estudantes entendam raciocínio computacional e desenvolvam a capacidade de entender e por em pratica habilidades computacionais, utilizando o pensamento crítico.
O Scratch é um programa ,do Lifelong Kindergarten Group do MIT Media Lab, disponibilizado gratuitamente, esta disponível em mais de 40 línguas e é utilizado por 150 países.
Vou deixar um pequeno vídeo sobre o scrath.
O componente curricular Introdução ao Raciocínio Computacional, visa a integração e aproximação dos estudantes à tecnologia. Visando motivar e abrir o "leque" de conhecimento, proporcionado através da curiosidade e desenvolvendo uma habilidade nova.
O mais importante no entanto nesse componente é fazer cumprir conforme razão de ser da UFSB que é gerar, difundir e compartilhar conhecimentos e técnicas dos campos dos conhecimentos, dentre outras. Mas a gratificação final vem com o resultado das atividade finalizadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário