Mais um ano na UFSB, agora 5º Quadrimestre, entre os componentes curriculares oferecidos "Interdisciplinaridades: Teorias e Práticas",a princípio não sabia muito do que se tratava, mas objetivo do curso é aprender. Nos primeiros momentos, de leitura dos materiais disponibilizados o entendimento sobre o conceito de interdisciplinaridade, ao invés de ser esclarecido, ficou cada vez mais complicado.
Nos primeiros momentos percebemos que a Interdisciplinaridade, com a leitura dos primeiros textos referenciais, esta ligada a necessidade da educação em reunir os conhecimentos e ciências, que se separam e hierarquizaram, para favorecer o processo de aprendizagem, respeitando os saberes dos alunos e sua integração.
Para conceituação do termo Interdisciplinaridade foram incluídos alguns outros termos, o que trouxe um pouco de complicação, pluridisciplinaridade, multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.
O primeiro texto, "EPISTEMOLOGIA DA INTERDISCIPLINARIDADE", da Olga Pombo, exemplificava a pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade em duas figuras, conforme abaixo:
Com essas figuras, foi possível ter um entendimento mais claro dos nives das combinações de disciplinaridades.
O objetivo compreendido, finalmente, é que o ensino e a educação, se tornaram disciplinares, com a especialização das ciências, e o objetivo da Interdisciplinaridade seria a integração das diversas ciências .
Referência:
POMBO, Olga. EPISTEMOLOGIA DA
INTERDISCIPLINARIDADE. Ideação,
[S.l.], v. 10, n. 1, p. p.9-40, set. 2010. ISSN 1982-3010. Disponível em: <http://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/4141>.
Acesso em: 12 dez. 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário