Após a tarefa de identificar e caracterizar um projeto escolar como Inter/ multi/ pluri/ trans disciplinaridade, foi feita a socialização desses resultados de pesquisa. Foi então nesse momento em que percebi que muitas vezes o projeto, pode ate querer/tentar, mas acaba não funcionando de maneira interdisciplinar.
Foram apresentados varias modalidade de projetos com diversos objetivos, mas acabou que maior parte não se concretizou como tal. Segundo Japiassu:
“(...)não se trata apenas de formular definições precisas, (...) trata-se de ressaltar, nas noções, os contatos e as interconexões, pois não podemos empregar conceitos com significações diversas ou equívocas.” (JAPIASSU p.129)
Esse acaba sendo o problema da concretização do projeto interdisciplinar, a ausência de uma linguagem solidária da equipe interdisciplinar, A necessidade de existência de uma "translinguagem", como Japiassu chama, é preciso transpor a barreira da linguagem para que haja melhor resultados. Os especialistas precisam descodificar as outras disciplinas na intenção de haver integração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário