GUATARRI, Félix. Fundamentos ético-políticos da Interdisciplinaridade. In: Colóquio Internacional sobre Interdisciplinaridade.Disponivel em: https://sig.ufsb.edu.br/sigaa/portais/discente/discente.jsf#
Guattari infere no trecho a seguir que:
"A questão da interdisciplinaridade se desloca do domínio cognitivo para os domínios sociais, políticos, éticos e até mesmo estéticos. Isto porque a ecologia do visível está inseparavelmente ligada a uma ecologia do virtual, às problemáticas de escolhas individuais e coletivas, aos universos de valores em evidência ou em desaparecimento."(2016, p.1)
Nesse contexto, o autor aponta, para a necessidade de a interdisciplinaridade ser trazida a realidade, além do ambiente escola, de fazer com que a realidade seja integrada à educação, e os conhecimentos se integrem para analisar, pensar e modificar essa realidade, coletivamente.
No texto, Guattari, também coloca sobre a necessidade de da ampliação de transdisciplinaridade para realização da problematizar de questões locais,e pensar novos horizontes, e adotar a capacidade de levar em conta o conjunto da vida e das relações internacionais.
Dentro dos princípios da construção de uma nova realidade social, a Interdisciplinaridade, precisa ser pensada e utilizada para eliminar as fronteiras entre as problemáticas sociais e modos, através de novas metodologias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário