quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

IDENTIFICANDO UM PROJETO INTERDISCIPLINAR

Para realmente compreender o que é a Interdisciplinaridade, foi proposta uma atividade de analisar um projeto de uma escola e verificar se ele se encaixava em alguma das variações: inter, multi, pluri disciplinaridade, ou se era proposto de uma maneira e acabava sendo considerado disciplinar.

O projeto que meu grupo decidiu analisar foi o "Projeto Cidadão de Papel", proposto na Escola  Municipal Lourival Oliveira Soares, localizado no município de Itabuna, cuja organização do projeto seguia a seguinte proposta:

  • Eixo temático: Educação, ética, meio ambiente, educação e o social, educação e saúde. 
  • Justificativa: É um dos objetivos da escola promover meios para que os educandos possam resgatar valores que são importantes para o indivíduo e para o convívio em Comunidade.
  •  Ano de copa e ano de eleição, propício a uma maior reflexão ética, direitos e deveres. Sendo assim com base no livro de Gilberto Dimenstein, o cidadão de papel, busca possibilitar, aos discentes, o estudo e reflexão da realidade brasileira, contribuindo para um dos principais, objetivos da educação.

O projeto teve como objetivo geral :Trabalhar o tema cidadania de maneira interdisciplinar, buscando a formação de cidadãos críticos e participativos. Os objetivos específicos visavam compreender e auxiliar os alunos, no exercício do compromisso do trabalho em grupo e em defesa dos direitos humanos, através da informação aos jovens a cerca de temas políticos e sociais, permitindo a valorização da ética, sabedoria, humildade e espírito humanitário.

A metodologia, que o projeto pretendeu adotar, considerava tratar o tema de maneira interdisciplinar em sala de aula e com atividades extraclasses que se constituiriam em momentos coletivos de reflexão e aprendizagem, com aulas expositivas e dialogadas, oficinas, saraus e pesquisas. 

Pensando o projeto em si foi, por sua documentação escrita, foi identificada a interdisciplinaridade, ja que de acordo com Pombo (2010 p.26)
“(...)é possível, assinalar a existência de novas práticas de cruzamento interdisciplinar, práticas de importação, desenvolvidas nos limites das disciplinas, especializadas e no conhecimento da necessidade de transcender as suas fronteiras.” 
Mas penar a interdisciplinaridade, apenas, não é o suficiente pois a pratica é parte imprescindível do processo educativo, e segundo Japiassu ( 1976 p. 129)  “O que realmente importa, nos parece, não é que cada pesquisador fale a mesma linguagem e utilize os mesmos conceitos, mas que seja capaz de compreender essa linguagem e esse conceitos.”, portanto entender o que o projeto pretende quanto a troca entre as disciplinas não caracteriza o projeto interdisciplinar. Que foi o que ocorreu com o projeto. Havendo trabalhado com todos os turnos da escola(manhã tarde e noite), houve maior comunhão das disciplinas apenas no noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário